quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

PAGANISMO (parte 1)

Falarei um pouco sobre a Páscoa, pois nossa cultura ocidental judaico cristã, atribui um grande e especial valor a esta época do ano, em que para os judeus é a época de comemorar a saída do povo HEBREU das terras do antigo EGITO, onde este povo, conforme a BÍBLIA,vivia em cativeiro e eram bastante oprimidos pelos FARAÓS. Para os Cristãos a Páscoa é o momento de se comemorar a ressurreição de JESUS CRISTO.
Mas onde é que entra nessas duas histórias o COELHO e o OVO DA PÁSCOA????
Portanto, contarei um pouco sobre estes dois elementos que muitas pessoas agregaram às suas vidas neste período da Páscoa, e nem sequer sabem de onde veio o COELHO e nem o OVO.
Uma antiga lenda pagã germânica, serviu para agregar estes dois símbolos da páscoa aos nossos festejos, pois leiam abaixo a seguinte história:

Nas florestas do hemisfério norte, existia uma menina muito bonita chamada OSTARA!.
OSTARA era tão bonita e graciosa, que todos os animais, árvores e flores da floresta cantavam a sua glória e se regozijavam com a sua beleza, sendo que por causa disso OSTARA possuía um grande poder.

OSTARA não andava sozinha, ela tinha um pássaro que era seu melhor amigo e lhe acompanhava por todos os lugares por onde ia, sem nunca lhe deixar sozinha.
Ocorre que a borboleta, que era o animal mais bonito da floresta, começou a sentir inveja de OSTARA e resolveu lhe incutir o sentimento de ORGULHO e EGOÍSMO.
A borboleta procurou a menina e começou a lhe fazer muitos elogios e disse à inocente criança que ela deveria usar o seu poder, pois ela era como um deus.

Então, OSTARA se sentiu orgulhosa e resolveu com o seu poder, transformar o seu fiel pássaro companheiro em um COELHO, e assim o fez.
Infelizmente após ter transformado o seu amigo em um COELHO, OSTARA tentou novamente trazer-lhe à forma de pássaro, mas não conseguiu, contudo o pássaro transformado em coelho ficou desesperado,pois não conseguia mais acompanhar a sua amiga pela floresta, até que em um dia triste OSTARA sumiu!!!
A floresta tornou-se fria, as flores morreram e as árvores secaram, o coelho no meio daquela neve congelante só podia ver de bonito naquela paisagem a LUA e acreditou fielmente que a LUA era OSTARA transformada e resolveu subir desesperado uma montanha na tentativa de se encontrar novamente com sua amiga, mas constatou que não poderia então o pobre coelho ficou triste e começou a chorar com saudade de OSTARA.

Depois de alguns dias, a floresta voltou a ter toda a sua beleza de outrora e OSTARA novamente voltou a correr livre pelas arvores e campos floridos da floresta.
O coelho reencontrou OSTARA e ficou muito feliz, mas desta vez OSTARA utilizou novamente o seu poder e conseguiu transformar o coelho em pássaro novamente.
O pássaro ficou tão alegre que colocou diversos ovos coloridos por toda a floresta em homenagem ao retorno de OSTARA e pediu para que a menina nunca mais lhe transformasse em coelho, pois da próxima vez ele poderia ir voando até onde ela estivesse e com isso OSTARA prometeu ao pássaro que nunca mais lhe transformaria em coelho.


Esta é, portanto a verdadeira história do COELHO e do OVO da PÁSCOA, uma história retirada da mitologia pagã da antiga Alemanha e que servia para se comemorar o início da primavera no hemisfério norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário